Grupo AllCheck completa 30 anos de história

Trajetória do Grupo AllCheck retrata a evolução do uso dos dados para o combate a fraudes no sistema financeiro


Fundado em 1993, o Grupo AllCheck transporta em sua bagagem uma vasta contribuição para o sistema financeiro, a análise de crédito e a prevenção a fraudes no País. Assim como o mundo passou por transformações significativas nos últimos 30 anos, a empresa evoluiu com o passar dos anos, passando por diferentes períodos, transitando do analógico para o digital.Mesmo com as robustas alterações das soluções por conta do processo evolutivo natural do mercado, a companhia sempre teve como base a tecnologia para o desenvolvimento de soluções diferenciadas e inovadoras.Isso permitiu transformar a forma como as companhias se relacionam com seus clientes, tanto na análise e concessão de crédito quanto no desenvolvimento de um melhor relacionamento e, claro, no combate a fraudes.Entre os beneficiados com a atuação do Grupo AllCheck estão: apoio ao comércio varejista e atacadista, distribuidoras, bancos, financeiras, correspondentes bancários, cobradoras e corretoras de valores.Com essa rica história, torna-se importante conhecer detalhes dessa trajetória para entender e aprender como o setor se transformou com o passar dos anos e qual a importância disso para o amadurecimento de diversos setores que encontram nos dados uma fonte importante para estreitar o relacionamento e oferecer soluções cada vez melhores para a população.Confira a partir de agora detalhes desta trajetória contados pelo fundador do Grupo AllCheck:

Como surgiu a ideia de cria o Grupo AllCheck? Como era o cenário do País e qual era o propósito da empresa na época?

A criação da AllCheck, iniciou-se a partir da observação dos lojistas ao receber um cheque, que na época era o meio de pagamento existente, em um momento de infração de mais de 2.000% ao ano, onde o cheque era o único meio de pagamento existente.Arrisco dizer que éramos um dos primeiros, se não o primeiro meio de pagamento automático oferecido aos lojistas. Possuíamos mais de 7.000 lojas utilizando nosso serviço somente em shopping.Na época, observei o constrangimento gerado quando o caixa da loja, retirava o telefone do gancho e informava o CPF, banco, número do cheque para um atendente dos grandes bureaus de informação. Muitos clientes achavam aquilo um absurdo, com a informação pessoal sendo declarada para todos aqueles que estavam próximos do caixa.Por isso, o propósito da AllCheck, era tornar essa operação automática e discreta.

Como funcionava a primeira solução? Como ela conseguiu auxiliar o mercado na época?

Desenvolvemos um gateway de comunicação (atendedor automático) composto de baterias de modems que atendiam automaticamente as ligações, sem a intervenção de operador. Dessa forma, apenas possuíamos técnicos para supervisionar o processo.Conseguimos auxiliar na época os lojistas, evitando o constrangimento no momento da validação do cheque e otimizamos o processo de pagamento, agilizando a fila no caixa.

Você recorda de algum fato curioso ou relevante que marcou o período inicial da empresa?

No Natal de 1994 conseguimos identificar e acompanhar a atuação de quadrilhas dando golpe no mesmo instante em vários shoppings de São Paulo.Outro fato interessante, os “milagres” que ocorriam na Super Casa Bahia, quando nosso sistema apresentava que o cheque era “roubado/extraviado/cancelado”. Exemplo: assistimos um suposto cadeirante levantar da cadeira de rodas e sair correndo pelos corredores do Anhembi.

Com a evolução tecnológica constante, é possível falar que a empresa mudou o seu rumo com o “carro em movimento”? Por que isso foi necessário? Quando ocorreu essa virada de chave?

Com a evolução do cartão, o cheque começou a ser menos utilizado. Por isso decidimos trocar o motor do carro andando. A virada de chave ocorreu no ano de 1999, pois em janeiro de 2000 já estávamos oferecendo o novo produto.

Aliás, nessa trajetória da companhia, como você avalia a importância da tecnologia tanto para o desenvolvimento da empresa quanto para a oferta de soluções melhores para o mercado?

A evolução da tecnologia é uma constante no nosso negócio, onde os volumes de operações crescem em virtude da necessidade de prevenção a fraude. Os nossos colaboradores são altamente capacitados para acompanhar as evoluções que o mercado exige.

Na sua opinião, qual a relevância de uma boa base de dados tanto para as empresas quanto para os consumidores? Como essas informações podem facilitar a melhor oferta de crédito e também o desenvolvimento de produtos mais customizados, de acordo com o perfil de cada público?

A boa base de dados, fidedigna a sua origem e as pessoas são fundamentais para o embasamento em uma decisão de crédito.Essas informações facilitam quando são bem-organizadas, trazendo uma informação segura e importante e guardando um histórico, onde a avaliação fica muito mais ampla na quantidade e período.

Com relação à segurança, é possível afirmar que essas informações também possuem um papel de destaque na prevenção de fraudes e, também, no combate a determinados crimes?

A segurança é fundamental, quanto a origem e diversidade de informações, facilitando a montagem e interpretação do resultado em uma avaliação na prevenção de fraude.

Qual a sua avaliação do atual momento para as empresas com relação aos dados, a análise de crédito e o combate a fraudes?

Na avaliação atual é importante se preocupar com a segurança dos dados, estar sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Somos o primeiro bureau a estar em conformidade com a LGPD, avaliado por uma das maiores empresas de auditoria do mundo, conforme exigência de um dos cinco maiores bancos do Brasil.

Por fim, o que esperar para um futuro próximo? Como você imagina o Grupo AllCheck nos próximos 30 anos?

No futuro próximo, espero uma queda das taxas de juros e a estabilidade da nossa economia para que o mercado de crédito retorne com sua pujança. Imagino o Grupo AllCheck nos próximos 30 anos como um dos maiores bureaus de informação doa Brasil e quem sabe da América Latina.Quer saber mais detalhes? Então acesse o site do Grupo AllCheck.